Há momentos que nos ficam na memória para sempre. Pode ser cedo, precipitado, talvez fruto de algum exagero, mas acreditamos que para muitos dos participantes do WordCamp Porto 2016 a foto final do evento ficará registada para memória futura.
Será, por certo, lembrada quando um dia analisarmos a evolução da Comunidade Portuguesa de WordPress. Há muitos momentos importantes nesta ainda pequena história. Desde o seu ‘nascimento’, por iniciativa do Zé Fontainhas e do Américo Dias, passando por cada um dos WordCamp já realizados. Este, o de 2016, será lembrado como aquele que ultrapassou as expectativas.
De inscritos, foram 320, participantes, foram cerca de 300, de iniciativas, desde as sessões aos workshops, de apoios, nacionais e internacionais.
Apesar da sua relevância matemática, o WordCamp Porto 2016 vai muito além dos números. Valeu a pena por tudo e sobretudo pelo convívio entre todos, pela partilha, que afinal está na base de tudo que é o WordPress.
Em várias das sessões, em diversos momentos, foram “as pessoas” que estiveram no centro. Porque foi para elas que o evento foi feito, porque sem ela não haveria nada.
Por mais de uma vez escutamos que o desafio será fazer ainda melhor daqui para a frente. Que a fasquia ficou alta e tem de ser ultrapassada. Um excelente desafio, diga-se. Mas esta é um tarefa que não nos preocupa. Quem fez o sucesso deste WordCamp não foi este ou aquele, fomos todos nós. Exactamente aqueles que no futuro serão chamados a fazer o próximo. O WordCamp de 2017 será feito à medida e vontade de todos vós, todos aqueles que fazem a Comunidade Portuguesa de WordPress.
O WordCamp é vosso.
Vídeo de José Peixinho