“WordPress como obra de arte contemporânea na Fundação Calouste Gulbenkian” é o nome da sessão de Zé Fontainhas no WordCamp Porto 2016.
Vai abordar os desafios de um projecto do tamanho da FCG, que não começam na tecnologia e soluções usadas. A estrutura de funcionamento de uma organização desta dimensão e complexidade, assim como as escolhas de UX/UI, ditam muitas das escolhas que se fazem. Vai tentar explicar algumas particularidades do que foi implementado, e como foi conseguido fazer que o código WordPress na FCG seja provavelmente um candidato a estar exposto nas paredes do Centro de Arte Moderna.
Zé Fontainhas é um senior developer de WordPress que esteve envolvido em alguns dos maiores projectos em Portugal, sendo os mais recentes o Observador e a Fundação Calouste Gulbenkian.
Além de uma passagem de alguns anos na Automattic, é também co-fundador da Comunidade Portuguesa de WordPress, contribuidor, organizador de WordCamps (com destaque para o primeiro WordCamp Europa, em 2013) e membro activo da comunidade mundial nos últimos 10 anos, ajudando os seus membros a traduzir o WordPress para mais de 140 idiomas.
Toca bateria e anda sempre em busca do dry martini perfeito.