Especial Gutenberg

Miguel Fonseca e Jorge Costa, da equipa de desenvolvimento do Gutenberg, respondem a questões e dúvidas sobre o Gutenberg.

Formas práticas de estender o novo editor do WordPress

O WordPress é conhecido pela sua extensibilidade e por ser fácil de configurar para as diferentes necessidades. O novo editor não esqueceu isso, e de facto traz novos mecanismos de extensão que permitem um novo conjunto de possibilidades até hoje inalcançáveis. Esta talk tem como objectivo descrever os novos mecanismos de extensão e mostrar exemplos de como a experiência de edição pode ser estendida por developers de temas e plugins de uma forma prática e simples. Vamos comparar os novos mecanismos de extensibilidade que o Gutenberg traz com os que existem actualmente em PHP, e verificar de que forma podemos utilizar esses mecanismos para adicionar integrações globais ao nível do bloco no núcleo do novo editor. Quando os mecanismos de extensibilidade nascem, são para todos! Não se destinam apenas aos grandes criadores de plugins — vem descobrir de que forma podes tirar partido deles para simplificar processos nos sites que administras hoje!

Gutenberg, uma visão de criação de conteúdo

A inclusão do Gutenberg no WordPress é um destaque do ano. O novo editor promete um paradigma centrado na noção de bloco, ferramentas modernas, e palavrões como JavaScript, React e “semântica”.

Mas o que advém para o escritor, a jornalista, o costureiro? E para o programador? Esta palestra considerará a experiência de criação e edição de conteúdo, do texto corrido à composição de elementos ricos numa página completa. No seu decorrer, desfar-se-ão mitos, revelar-se-ão ângulos mortos que todos temos na nossa relação tradicional com conteúdo WordPress, redefinir-se-á a relação entre cliente e agência, e ilustrar-se-á a visão Gutenberg através do que é possível no presente e no porvir.